7 Dicas para economizar energia em casa

A conta veio alta? Siga as dicas do post, economize energia e ajude o meio ambiente!

Bandeira vermelha, aumento na tarifa… A conta de luz aumenta muitas vezes sem que o nosso consumo cresça. Sendo assim, que tal pensar em estratégias para economizar os quilowatts e garantir uma cobrança menor, além de ajudar a natureza? Confira abaixo 7 dicas:

1 – Terminou de usar? Tire da tomada.

Por mais que TVs, notebooks e outros utensílios tenham diminuído muito a média de consumo de energia nos últimos anos, eles ainda consomem energia quando plugados às tomadas, mesmo quando não estão funcionando. Tirar estes itens da tomada quando você não está usando já te ajuda a economizar alguns reais por mês.

2 – Prefira lâmpadas de LED.

Além de durarem mais, elas também economizam 20% da energia em comparação a uma lâmpada fluorescente. Invista nesse modelo e veja seu bolso agradecer.

3 – Desligue o chuveiro na hora de se ensaboar.

Além de também economizar água, você economiza uma quantidade enorme de energia, já que o chuveiro elétrico é um dos principais responsáveis pela contagem de quilowatts da casa.

4 – Invista em telhas transparentes e ideias criativas.

Telhas transparentes deixam a luz do sol passar e dispensam o uso de lâmpadas durante o dia. Além disso, em alguns locais, como lavanderias, você pode fazer o seguinte: faça um furo no teto por onde passe uma garrafa pet. Encha-a de água e coloque-a no furo. A luz do sol irá bater na garrafa e será refletida no ambiente. Pronto! Você tem uma lâmpada durante o dia sem precisar passar nenhuma fiação.

5 – Use cores claras.

Na hora de pintar a casa, escolha tons claros, sempre puxando para o branco. Assim, a luz do sol reflete naturalmente.

6 – Passe as roupas todas de uma vez.

O ferro de passar funciona com resistência elétrica, como o chuveiro, e precisa de um tempo para esquentar. Passando as roupas todas de uma vez, você economiza a energia necessária para esquentar o ferro a cada roupa passada.

7 – Regule a temperatura da geladeira de acordo com a estação.

Nos dias mais quentes, não há muito o que fazer, mas quando as temperaturas baixarem, lembre-se de diminuir a potência da geladeira. Ela fica ligada o dia todo, então é importante monitorar o quanto de energia ela está gastando para evitar uma conta alta no fim do mês.

Gostou das nossas dicas? Tem mais alguma para acrescentar? Escreva-nos!