4 dicas para ajudar na alfabetização do seu filho

Não é só a escola: a família também pode contribuir (e muito) com a alfabetização da criança

A infância é uma fase da vida cheia de descobertas e a participação da família nesse período é essencial para que a criança absorva o máximo de conhecimento.

Durante a alfabetização não é diferente, pois não é só a escola que deve fazer esse trabalho! O ambiente de casa deve ser propício para que o aprendizado aconteça de forma ainda mais natural e fácil para o pequeno.

1 – Estimule a leitura

Desde antes da alfabetização, é importante incentivar a leitura através de livros infantis (até mesmo os indicados para bebês). Vocês também podem brincar de ler embalagens, placas, ou qualquer outra coisa do dia a dia que seja familiar para a criança.

 2 – Leia histórias

Este hábito cria a percepção da relação entre a linguagem escrita e a falada, fazendo com que a criança crie interesse por livros, gibis etc. Além disso, essa é uma ótima forma de fortalecer os laços familiares.

3 – Dê um bom exemplo

A família é o maior exemplo que os pequenos têm no dia a dia. Por isso, ter o costume de ler e escrever causa um impacto positivo no entendimento da criança sobre esses hábitos, afinal, os filhos tendem a copiar as atitudes dos pais.

4 – Aproveite as situações do dia a dia

Incluir os pequenos nas situações do dia a dia que envolvam a leitura, a escrita e a ação faz toda a diferença.

– Leia receitas e prepare os pratos com o seu filho.

– Faça lista de compras.

– Escreva os convites de aniversário.

Agora, uma das dicas mais importantes: faça parte da vida educacional do seu filho. Interessar-se pela aula do dia e participar e ajudar nas lições de casa é fundamental para que a criança aprenda desde cedo a importância da educação.