4 dicas para preparar o filho mais velho para a chegada do irmão

13 de novembro de 2019

Essa mudança pode ser leve e bastante divertida para toda a família

A chegada de um bebê pode gerar um turbilhão de sentimentos e emoções ao filho mais velho (ainda mais se ele era, até então, filho único). Para você não se preocupar e curtir esse momento, existem algumas dicas que podem facilitar essa novidade para os dois lados. Confira:

1- Seja compreensivo e tenha paciência:

O ciúmes é um sentimento comum e você deve incentivar as demonstrações de emoções. Frases como “as vezes é difícil ser irmão mais velho, mas também pode ser bem divertido” podem ajudar (e muito!) seu primogênito a entender que você ainda se importa com ele.

2- Evite mudanças próximo ao nascimento do bebê:

Novidades como mudança de escola ou troca de quarto devem ser feitas pelo menos 6 meses antes da chegada do bebê para que seu filho mais velho não sinta o peso dessa situação.

3- Incentive a participação:

Incentivar a posição dele como irmão mais velho pode criar um ambiente mais harmonioso. Dar um presente a ele para comemorar seu novo “papel” como irmão mais velho e também deixar que ele participe dos cuidados com o bebê podem fortalecer os vínculos entre irmãos.

4 – Dê atenção:

É muito importante que a relação entre você e seu filho mais velho não mude, mesmo com a correria diária devido à chegada do bebê. Ajudar na lição de casa, brincar com ele e levar para passear fazem com que ele ainda se sinta amado e querido pelos pais.

Com essas dicas, fica muito mais fácil aproveitar o incrível momento da chegada do segundo filho em um ambiente repleto de harmonia e amor. Compartilhe com as amigas!