Entrevista de emprego: 5 dicas para você se sair bem

Descubra o que falar, qual roupa vestir e como se comportar neste momento de tensão

Depois da alegria após receber a tão esperada ligação ou e-mail com o agendamento da entrevista, vem o nervosismo sobre estar frente a frente com o recrutador. Afinal, muitas vezes, aquele emprego pode mudar todo o seu futuro. Mas calma! Nós estamos aqui para te ajudar com algumas dicas extremamente fáceis para se sair bem na hora da entrevista. Confira:

1 – A primeira impressão é a que fica

O segredo está em saber qual é o estilo da empresa. Se é uma empresa mais jovem e despojada, não é necessário aquela roupa mais social (como um terninho, por exemplo). Mas se a sua entrevista é em um ambiente mais sério e formal, aposte em cores neutras, o mínimo de estampa possível e nada de decotes. Além disso, apostar em uma maquiagem leve e evitar perfumes fortes também ajuda muito.

2 – Chegue à entrevista bem informado sobre a empresa

Quando o candidato demonstra ter conhecimento sobre a história da empresa, a área de atuação ou, até mesmo, os concorrentes, a entrevista tende a ser mais positiva. Para o entrevistador, esse é um indicativo de que você está, realmente, interessada na vaga e que o seu perfil é compatível com o que eles procuram.

3 – Estude o que vai falar:

Nunca sabemos o que será perguntado na entrevista, mas você pode estudar um pouco as perguntas mais comuns. Por exemplo:

·        Por que você se interessa em trabalhar na empresa?

·        Quais são seus pontos fortes e fracos?

·        Do que você mais se orgulha? / Quais são suas maiores conquistas?·        Onde quer estar em 5 anos?

Mas não precisa perder o sono à noite imaginando quais serão as perguntas. Na hora da entrevista, basta responder tudo com calma e tranquilidade que tudo ocorrerá bem!

4 – Faça perguntas

Nada impressiona mais um recrutador do que um candidato interessado na vaga, e fazer perguntas sobre a história, a equipe e os projetos futuros da empresa pode fazer toda a diferença na hora da decisão.

5 – Não se esqueça: o corpo fala!

Segundo a especialista Amy Cuddy, uma postura confiante aumenta as chances de sucesso em qualquer situação social.

Manter uma postura ereta na cadeira, responder o entrevistador olhando em seus olhos e evitar deixar os braços cruzados são essenciais para causar uma boa impressão.

E não se esqueça: nunca fale mal de empresas ou pessoas. Essa regra também se encaixa quando o entrevistador perguntar o porquê de você ter saído do seu último emprego.

E, também, evite chegar atrasado. Caso tenha algum problema no caminho (afinal, imprevistos acontecem) ligue para a empresa e avise o que está acontecendo.

Agora que você já se preparou corretamente, ficará muito mais fácil conseguir aquele emprego dos sonhos sem aquele nervosismo.

Compartilhe as dicas com os seus amigos e boa sorte!